Uso de mídias sociais para monitorar o interesse em imunologia e chamar a atenção das pessoas para a saúde pública durante a pandemia de COVID-19 no Brasil
A mídia social é uma boa ferramenta para monitorar o interesse público em ciência, saúde, política e economia. Durante a pandemia da COVID-19, o uso de “smartphones” e o conteúdo “on-line” aumentaram, uma vez que era necessário o distanciamento social, incluindo mudanças no sistema educativo. Considerando a preocupação das pessoas com sua saúde, este estudo teve como objetivo criar uma conta no Instagram® (@ConectaImuno) para disponibilizar conteúdo confiável em imunologia sobre respostas imunológicas às infecções naturais e vacinação, especialmente doenças virais. Os dados foram coletados pelo aplicativo entre março,2021-janeiro,2022, e foi possível observar características dos seguidores da conta, em sua maioria jovens adultos (18-34 anos) e mulheres(>70%). A localização geográfica variou, com os estados do Rio de Janeiro e São Paulo predominando até agosto,2021(> 40%), mas depois disso predominaram pessoas fora desses dois estados(>50%). Verificou-se também que o número de pessoas acompanhando o conteúdo triplicou ao longo do tempo, com correlação positiva entre número de seguidores, contas alcançadas e visualização das postagens. Finalmente, os dados sugerem que as redes sociais podem ser importantes para monitorar o interesse em tópicos científicos como a imunologia e a vacinação, atraindo a atenção dos jovens e ajudando a divulgar informações confiáveis sobre saúde pública.
References
Chakraborty P, Mittal P, Gupta MS, Yadav S, Arora A. Opinion of students on online education during the COVID ‐19 pan-demic. Hum Behav Emerg Technol. julho de 2021;3(3):357–65.
Chen T, Peng L, Yin X, Rong J, Yang J, Cong G. Analysis of User Satisfaction with Online Education Platforms in China during the COVID-19 Pandemic. Healthcare. 7 de julho de 2020;8(3):200.
de Ávila GB, dos Santos ÉN, Jansen K, Barros FC. Internet addiction in students from an educational institution in Southern Brazil: prevalence and associated factors. Trends Psychiatry Psychother. dezembro de 2020;42(4):302–10.
Nunes PP de B, Abdon APV, Brito CB de, Silva FVM, Santos ICA, Martins D de Q, et al. Fatores relacionados à dependência do smartphone em adolescentes de uma região do Nordeste brasileiro. Ciênc Saúde Coletiva. julho de 2021;26(7):2749–58.
Olinto G. Internet access in Brazil: Social context and science and technology professionals. Proc Am Soc Inf Sci Technol. 24 de outubro de 2008;44(1):1–9.
Dong JK, Saunders C, Wachira BW, Thoma B, Chan TM. Social media and the modern scientist: a research primer for low- and middle-income countries. Afr J Emerg Med. 2020;10:S120–4.
Rodrigues BB, Cardoso RR de J, Peres CHR, Marques FF. Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. Rev Bras Educ Médica. 2020;44(suppl 1):e149.
Dhahri AA, Arain SY, Memon AM, Rao A, Mian MA, Khan MM, et al. “The psychological impact of COVID-19 on medical education of final year students in Pakistan: A cross-sectional study”. Ann Med Surg. dezembro de 2020;60:445–50.
Gustavo Henrique Silva de Souza, Wallas Siqueira Jardim, Geraldo Lopes Junior, Yuri Bento Marques, Nilton Cesar Lima, Rômulo Silveira Ramos. Brazilian Students’ Expectations Regarding Distance Learning and Remote Classes During the COVID-19 Pandemic. EDUCATIONAL SCIENCES: THEORY & PRACTICE [Internet]. 17 de outubro de 2020 [citado 2 de julho de 2022]; Disponível em: https://doi.org/10.12738/jestp.2020.4.005
Stranford SA, Owen JA, Mercer F, Pollock RR. Active Learning and Technology Approaches for Teaching Immunology to Undergraduate Students. Front Public Health. 7 de maio de 2020;8:114.
Cheng MT, Su T, Huang WY, Chen JH. An educational game for learning human immunology: What do students learn and how do they perceive?: Using educational games for learning immunology. Br J Educ Technol. setembro de 2014;45(5):820–33.
Su T, Cheng MT, Lin SH. Investigating the Effectiveness of an Educational Card Game for Learning How Human Immunology Is Regulated. Ledbetter ML, organizador. CBE—Life Sci Educ. setembro de 2014;13(3):504–15.
Manu BD, Ying F, Oduro D, Boateng SA. Student engagement and social media in tertiary education: The perception and experience from the Ghanaian public university. Soc Sci Humanit Open. 2021;3(1):100100.
Sorte PB, Silva NSM, Caravalho CBD. SMARTPHONES IN HIGHER EDUCATION CLASSROOMS: MOTIVATIONS, RULES, AND CONSEQUENCES. Educ Em Rev. 2020;36:e230155.
Latif M, Hussain I, Saeed R, Qureshi M, Maqsood U. Use of Smart Phones and Social Media in Medical Education: Trends, Advantages, Challenges and Barriers. Acta Inform Medica. 2019;27(2):133.
Castillo LIR, Hadjistavropoulos T, Brachaniec M. The Effectiveness of Social Media in the Dissemination of Knowledge About Pain in Dementia. Pain Med. 26 de novembro de 2021;22(11):2584–96.
Zhou X, de Figueiredo A, Xu Q, Lin L, Kummervold PE, Larson H, et al. Monitoring global trends in Covid-19 vaccination intention and confidence: a social media-based deep learning study [Internet]. Public and Global Health; 2021 abr [citado 2 de julho de 2022]. Disponível em: http://medrxiv.org/lookup/doi/10.1101/2021.04.17.21255642
Dijkstra S, Kok G, Ledford JG, Sandalova E, Stevelink R. Possibilities and Pitfalls of Social Media for Translational Medicine. Front Med. 6 de dezembro de 2018;5:345.
Wilson SL, Wiysonge C. Social media and vaccine hesitancy. BMJ Glob Health. outubro de 2020;5(10):e004206.
Cinelli M, Quattrociocchi W, Galeazzi A, Valensise CM, Brugnoli E, Schmidt AL, et al. The COVID-19 social media infodemic. Sci Rep. dezembro de 2020;10(1):16598.
Biancovilli P, Makszin L, Jurberg C. Misinformation on social networks during the novel coronavirus pandemic: a qua-li-quantitative case study of Brazil. BMC Public Health. dezembro de 2021;21(1):1200.
Ramos M de M, Machado R de O, Cerqueira-Santos E. “It’s true! I saw it on WhatsApp”: Social Media, Covid-19, and Politi-cal-Ideological Orientation in Brazil. Trends Psychol. setembro de 2022;30(3):570–90.
Shetty M, Aggarwal NR, Parwani P, Bucciarelli-Ducci C, Lopez-Mattei J, Choi A, et al. Social media to enhance engagement and science dissemination during in-person and virtual medical conferences: the SCMR 2020 and 2021 experiences: a report of the SCMR social media task force. J Cardiovasc Magn Reson. dezembro de 2022;24(1):15.
Brandtzæg PB. Dissemination 2.0 - the role of social media in research dissemination. Septentrio Conf Ser [Internet]. 11 de julho de 2014 [citado 6 de agosto de 2022];(1). Disponível em: http://septentrio.uit.no/index.php/SCS/article/view/3030
Cascini F, Pantovic A, Al-Ajlouni YA, Failla G, Puleo V, Melnyk A, et al. Social media and attitudes towards a COVID-19 vaccination: A systematic review of the literature. eClinicalMedicine. junho de 2022;48:101454.
Dyson MP, Newton AS, Shave K, Featherstone RM, Thomson D, Wingert A, et al. Social Media for the Dissemination of Cochrane Child Health Evidence: Evaluation Study. J Med Internet Res. 1o de setembro de 2017;19(9):e308.
Liew TM, Lee CS. Examining the Utility of Social Media in COVID-19 Vaccination: Unsupervised Learning of 672,133 Twitter Posts. JMIR Public Health Surveill. 3 de novembro de 2021;7(11):e29789.
Yasmin F, Jatoi HN, Abbasi MS, Asghar MS, Siddiqui SA, Nauman H, et al. Psychological Distress, Anxiety, Family Violence, Suicidality, and Wellbeing in Pakistan During the COVID-19 Lockdown: A Cross-Sectional Study. Front Psychol. 15 de março de 2022;13:830935.
Daly M, Robinson E. Depression and anxiety during COVID-19. The Lancet. fevereiro de 2022;399(10324):518.
Caixeta W de O, Almeida CMS, Almeida KC de. Saúde mental dos estudantes de medicina durante a pandemia de Covid-19 em uma instituição do interior de Minas Gerais / Mental health of medicine students during the Covid-19 pandemic in an in-stitution in the inside of Minas Gerais. Braz J Health Rev. 4 de maio de 2022;5(3):8602–11.
Alencar Neto JB de, Araújo RL, Barroso Filho EM de, Silva PG de B, Garrido RJ, Rocha PHM da, et al. Development and Validation of a Smartphone Application for Orthopedic Residency Education. Rev Bras Educ Médica. 2020;44(4):e158.
Social media for scientists. Nat Cell Biol. dezembro de 2018;20(12):1329–1329.
Faggioni T, Ferreira NC da S, Berçot FF, Bisaggio R da C, Alves LA. Virtual immunology: an educational software to encourage antigen-antibody interaction learning. Adv Physiol Educ. 1o de março de 2022;46(1):109–16.
Barata G, Ludwig Z. Science communication to empower women in science: The case of Brazil. Cult Sci. 1o de março de 2023;6(1):51–61.
Agarwal S, Kaushik JS. Student’s Perception of Online Learning during COVID Pandemic. Indian J Pediatr. julho de 2020;87(7):554–554.
Ordoñez-Gutiérrez JA, Oviedo-Moreno JM, Patino-Hernandez D, Fernández-Ávila DG. Immunology and social networks: an approach towards impact assessment. Rheumatol Int. 1o de fevereiro de 2020;40(2):251–6.
Morra S, Di Bello F, Collà Ruvolo C, Califano G. Social Media Content on Immunology: Is an Assessment by the Scientific Community Required? Vaccines. fevereiro de 2023;11(2):473.
Dimov V, Eidelman F. Utilizing social networks, blogging and YouTube in allergy and immunology practices. Expert Rev Clin Immunol. 3 de outubro de 2015;11(10):1065–8.