Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Original research

Vol. 3 No. Suppl.4 (2025): Aprender Criança 2025 - Nos Espectros do Neurodesenvolvimento e seus Transtornos

Efeitos de um Exergame Visuomotor na Competência Motora e no Funcionamento Executivo em Crianças com Transtorno do Espectro Autista

DOI
https://doi.org/10.52600/2965-0968.bjcmr.2025.3.Suppl.4.aprender11
Submitted
July 15, 2025
Published
2025-07-15

Abstract

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por alterações na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. Embora não incluídas nos critérios diagnósticos, dificuldades motoras são comuns e frequentemente associadas a déficits em funções executivas (FE), como controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Exergames coordenativos têm se mostrado estratégias eficazes para promover simultaneamente o desenvolvimento motor e cognitivo. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um exergame visuomotor (EXVM) na competência motora e nas funções executivas de crianças com TEA

.

Participaram 20 crianças com TEA nível 1, entre 7 e 8 anos, alocadas aleatoriamente em grupo controle (GC; n=10) e grupo experimental (GE; n=10). O GE participou de 24 sessões do EXVM, um jogo interativo "runner" controlado por expressões faciais, ao longo de 12 semanas. Avaliações antes e após a intervenção incluíram o Supine-to-Stand Test (STS), o Teste de Automonitoramento (TAT) e o Head-Toes-Knees-Shoulders (HTKS). Avaliadores cegos aplicaram os instrumentos para garantir rigor metodológico. O GE apresentou ganhos significativos no STS (+39,7%), TAT (+32,4%) e HTKS (+65,6%) com p < 0,01, enquanto o GC obteve melhorias discretas e não significativas. Na comparação intergrupos, os efeitos positivos da intervenção foram robustos: +20,3% (STS), +12,8% (TAT) e +34,8% (HTKS), todos com p < 0,01. Houve também redução da variabilidade e aumento da amplitude de respostas no grupo experimental. O exergame visuomotor demonstrou eficácia no aprimoramento da competência motora e das funções executivas básicas em crianças com TEA. Os resultados indicam que o EXVM é uma ferramenta promissora a ser integrada em programas terapêuticos multidisciplinares, promovendo maior engajamento, autonomia e qualidade de vida para essa população.

References

  1. Não se Aplica.