O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do Programa Parental Neuropsicopedagógico SONO+ sobre a qualidade do sono, o desempenho em tarefas relacionadas às funções executivas e a performance acadêmica de crianças em idade escolar. Participaram do estudo 267 crianças (144 meninas e 123 meninos), entre 6 e 11 anos, alocadas aleatoriamente em grupo controle (n = 133) e grupo experimental (n = 134). O grupo experimental participou de 12 sessões domiciliares do programa SONO+, conduzidas pelos responsáveis previamente treinados. Ambos os grupos foram avaliados antes e após o período de intervenção por meio da Escala de Rastreio para Possíveis Alterações no Sono (ERPAS), Nomeação Automatizada (RANT), Head-Toes-Knees-Shoulders (HTKS), Teste de Automonitoramento (TAT) e avaliação de performance acadêmica em Língua Portuguesa e Matemática. As análises estatísticas foram realizadas por ANOVA. O grupo experimental apresentou melhora significativa na qualidade do sono (redução de 11% na ERPAS; p< 0,01), no tempo de resposta do RANT (melhora de 18%; p < 0,01), no desempenho em HTKS e TAT (melhoras de 17,6% e 16,7%, respectivamente; p < 0,01), e na performance acadêmica (melhora de 26,8%; p < 0,01), em comparação ao grupo controle. O Programa SONO+ mostrou-se eficaz na melhoria da qualidade do sono, das funções executivas e do desempenho escolar, configurando-se como uma intervenção viável em contextos domiciliares e com potencial de aplicação em políticas educacionais e de saúde voltadas à infância.