A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional que ocorre após um período prolongado de estresse interno relacionado ao estudo e/ou ao trabalho, provocando um esgotamento psicológico e físico, além de sentimentos de ineficácia e falta de realização, sendo muito prevalente em acadêmicos da área da saúde. O objetivo do presente estudo foi investigar, através de uma revisão integrativa, a prevalência e os fatores de risco da Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia. Para a pesquisa, foi escolhida a base de dados Pubmed, utilizando os seguintes descritores: (Students, Dental) AND (Burnout, Psychological) com o operador booleano “AND”. Em grande parte dos estudos, foi utilizado o Inventário de Burnout Maslach – Student Survey (MBI-SS) para mensurar os riscos de desenvolver o problema. O cansaço físico e psicológico, uma mudança negativa de atitude em relação aos pacientes e a si mesmo e a falta de realização pessoal estão relacionados com a depressão e altos níveis de ansiedade. A prevalência de Burnout em acadêmicos de Odontologia é considerada alta entre os autores citados. Há relação entre a Síndrome e o desempenho do estudante no curso, além de relatos de problemas familiares e a existência da ideia de desistência da faculdade.
References
Cobo-Vázquez CM, Martín C, Sáez-Alcaide LM, Meniz-García C, Baca L, Molinero-Mourelle P, López-Quiles J. Burnout syndrome assessment among Spanish oral surgery consultants: A two populations comparative pilot study. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2022 Jan 1;27(1):e1-e9. doi: 10.4317/medoral.24725. PMID: 34874925; PMCID: PMC8719788.
Pinheiro WLL, Celestino Júnior AF, Bentes Junior CS, Conceição KCF da, Santos IO dos, Casseb TF, Oliveira MR de, Silveira CO, Vieira A dos ST, Souza BGS. Estresse e síndrome de burnout em profissionais de odontologia. REAS [Internet]. 26jun.2020 [citado 13out.2023];(51):e3270. Available from: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/3270
Atalayin C, Balkis M, Tezel H, Onal B, Kayrak G. The prevalence and consequences of burnout on a group of preclinical dental students. Eur J Dent. 2015 Jul-Sep;9(3):356-363. doi: 10.4103/1305-7456.163227. PMID: 26430363; PMCID: PMC4569986.
Campos JADB, et al. Síndrome de Burnout em graduandos de Odontologia. Rev Bras de Epid. 2012; 15(1):155-165.
Lyndon MP, Henning MA, Alyami H, Krishna S, Zeng I, Yu TC, Hill AG. Burnout, quality of life, motivation, and academic achievement among medical students: A person-oriented approach. Perspect Med Educ. 2017 Apr;6(2):108-114. doi: 10.1007/s40037-017-0340-6. PMID: 28247209; PMCID: PMC5383573.
Jiménez-Ortiz JL, Islas-Valle RM, Jiménez-Ortiz JD, Pérez-Lizárraga E, Hernández-García ME, González-Salazar F. Emotional exhaustion, burnout, and perceived stress in dental students. J Int Med Res. 2019 Sep;47(9):4251-4259. doi: 10.1177/0300060519859145. Epub 2019 Jul 16. PMID: 31311371; PMCID: PMC6753538.
Maslach C, Leiter MP. Stress: Concepts, cognition, emotion, and behavior. Handbook of Stress Series. 2016; 1: 351-357
Basudan S, Binanzan N, Alhassan A. Depression, anxiety and stress in dental students. Int J Med Educ. 2017 May 24;8:179-186. doi: 10.5116/ijme.5910.b961. PMID: 28553831; PMCID: PMC5457790.
Mendes KDS; Silveira RCCP; Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem. 2008; 17(1): 758-764.
Schaufeli WB, Martínez IM, Pinto AM, Salanova M, Bakker AB. Burnout and Engagement in University Students: A Cross-National Study. Journal of Cross-Cultural Psychology. 2002; 33(5): 464-481. https://doi.org/10.1177/0022022102033005003
Carlotto MS, Câmara SG. Características psicométricas do Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS) em estudantes universitários Brasileiros. Psico-USF. 2006; 11(1): 167-173.
Pereira AT, Brito MJ, Cabaços C, Carneiro M, Carvalho F, Manão A, Araújo A, Pereira D, Macedo A. The Protective Role of Self-Compassion in the Relationship between Perfectionism and Burnout in Portuguese Medicine and Dentistry Students. Int J Environ Res Public Health. 2022 Feb 26;19(5):2740. doi: 10.3390/ijerph19052740. PMID: 35270432; PMCID: PMC8910448.
Bahlaq MA, Ramadan IK, Abalkhail B, Mirza AA, Ahmed MK, Alraddadi KS, Kadi M. Burnout, Stress, and Stimulant Abuse among Medical and Dental Students in the Western Region of Saudi Arabia: An Analytical Study. Saudi J Med Med Sci. 2023 Jan-Mar;11(1):44-53. doi: 10.4103/sjmms.sjmms_98_22. Epub 2023 Jan 14. PMID:36909001; PMCID: PMC9997854.
Galán F, Ríos-Santos JV, Polo J, Rios-Carrasco B, Bullón P. Burnout, depression and suicidal ideation in dental students. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2014 May 1;19(3):e206-11. doi: 10.4317/medoral.19281. PMID: 24121916; PMCID: PMC4048106.
Pinto PS, et al. Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem: uma revisão da literatura. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social. 2018; 6(2): 238-248.
Montero-Marín J, Piva Demarzo MM, Stapinski L, Gili M, García-Campayo J. Perceived stress latent factors and the burnout subtypes: a structural model in dental students. PLoS One. 2014 Jun 13;9(6):e99765. doi: 10.1371/journal.pone.0099765. PMID: 24927260; PMCID: PMC4057347.
Williams ES, Konrad TR, Linzer M, et al; For the SGIM Career Satisfaction Study Group. Refining the measurement of physician job satisfaction: results from the Physician Worklife Survey. Med Care. 1999;37(11):1140- 1154.
Chi DL, Randall CL, Hill CM. Dental trainees’ mental health and intention to leave their programs during the COVID-19 pandemic. The Journal of the American Dental Association. 2021; 152(7): 526-534.
da Mota ID, et al. Síndrome de burnout em estudantes universitários: um olhar sobre as investigações. Motrivivência 2017; 29(1): 243-256.
Mohebbi SZ, Yazdani R, Talebi M, Pakdaman A, Heft MW, Bahramian H. Burn out among Iranian dental students: psycho-metric properties of burnout clinical subtype questionnaire (BCSQ-12-SS) and its correlates. BMC Med Educ. 2019 Oct 22;19(1):388. doi: 10.1186/s12909-019-1808-3. PMID: 31640682; PMCID: PMC6805565.
Ayala CRP, Silva TJM. Síndrome de Burnout en estudiantes de Odontología. Dominio de las Ciencias. 2017; 3(1): 432-442.
Alsharif A. The Protective Role of Resilience in Emotional Exhaustion Among Dental Students at Clinical Levels. Psychol Res Behav Manag. 2020 Nov 13;13:989-995. doi: 10.2147/PRBM.S281580. PMID: 33223858; PMCID: PMC7671482.
Badran DH, Al-Ali MH, Duaibis RB, Amin WM. Burnout among clinical dental students at Jordanian universities. East Mediterr Health J. 2010 Apr;16(4):434-7. PMID: 20795430.
Nakhostin-Ansari A, Akhlaghi M, Etesam F, Sadeghian MH. Suicidal Ideation and Its Associated Factors in Medical, Dental, and Pharmacy Students: A Cross-Sectional Study during COVID-19 Pandemic. Psychiatry J. 2022 Nov 28;2022: 8139351. doi: 10.1155/2022/8139351. PMID: 36478735; PMCID: PMC9722308
Bajaña LAC, Campos Lascano L, Jaramillo Castellon L, Carpio Cevallos C, Cevallos-Pozo G, Velasquez Ron B, Vieira E Silva FF, Perez-Sayans M. The Prevalence of the Burnout Syndrome and Factors Associated in the Students of Dentistry in Integral Clinic: A Cross-Sectional Study. Int J Dent. 2023 Aug 21;2023:5576835. doi: 10.1155/2023/5576835. PMID: 37645692; PMCID: PMC10462438.
Ribeiro PCC, et al. Impactos do avanço da pandemia de COVID-19 na saúde mental de profissionais de saúde. Psico. 2021; 52(3): e41302-e41302.