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Original research

Vol. 3 No. Suppl.4 (2025): Aprender Criança 2025 - Nos Espectros do Neurodesenvolvimento e seus Transtornos

Guardiões da Mente: Um Recurso Lúdico de Intervenção Psicopedagógica em Disfunções Executivas na Infância

DOI
https://doi.org/10.52600/2965-0968.bjcmr.2025.3.Suppl.4.aprender3
Submitted
July 15, 2025
Published
2025-07-15

Abstract

O presente estudo investiga a eficácia do livro digital Guardiões da Mente como ferramenta de intervenção psicopedagógica voltada ao desenvolvimento das funções executivas em crianças de 5 a 10 anos com sintomas de desatenção e hiperatividade. Observa-se, na prática clínica, um aumento significativo na demanda por atendimentos voltados a dificuldades relacionadas a controle inibitório, planejamento, memória de trabalho e regulação emocional — funções essenciais para o desempenho escolar e a convivência social. Com base nesse contexto, o livro foi desenvolvido como um recurso lúdico e simbólico, utilizando personagens para representar 11 funções executivas, facilitando sua compreensão por crianças e famílias. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com delineamento longitudinal e abordagem quase experimental, que utiliza medidas de pré e pós-teste. A amostra inclui 24 crianças atendidas em clínicas psicopedagógicas de Santa Rita do Sapucaí (MG), Bambuí (MG) e Florianópolis (SC). A intervenção ocorre em seis etapas, que envolvem aplicação do Inventário de Funções Executivas (IFE), mediação com o livro, quiz avaliativo e reaplicação do instrumento. A proposta também conta com o envolvimento dos pais e utiliza estratégias baseadas nos manuais de Peg Dawson, Richard Guare e Russell Barkley. Embora os dados ainda estejam em consolidação, observações clínicas iniciais indicam maior engajamento das crianças, identificação com os personagens e melhora na comunicação com os responsáveis. A proposta se mostra promissora ao unir ludicidade, mediação simbólica e evidências científicas no apoio ao neurodesenvolvimento infantil.

References

  1. Não se Aplica.