Introdução: A hospitalização é uma experiência estressante para a criança e seus acompanhantes, alterando a sua rotina normal, manifestando-se em insatisfação. As crianças durante o processo de hospitalização deparam-se com pessoas estranhas ao seu convívio habitual, como os enfermeiros e outros profissionais; dai a importância da implementação da ludoterapia para o estabelecimento do vínculo criança-enfermeiro, aceitação do processo de hospitalização e facilitação do processo de transição. A ludoterapia é um conjunto de actividades lúdicas e terapêuticas que medeiam o mundo simbólico e real da criança permitindo-lhe expressar os seus sentimentos e angústias.
Objectivo: Avaliar a importância da ludoterapia em crianças hospitalizadas, na perspectiva dos seus acompanhantes.
Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo e transversal que incluiu 15 acompanhantes de crianças internadas no serviço de Cardiologia Pediátrica do hospital XXX. Um questionário foi elaborado e aplicado nos acompanhantes de crianças internadas para avaliar a sua perspectiva sobre a ludoterapia como parte do processo de tratamento dos seus filhos. Foram excluídos os acompanhantes analfabetos. Todos os participantes assinaram o TCLE.
Resultados: A amostra foi maioritariamente constituída por mulheres (75%) e com idades variando entre 25 e 57 anos. Os participantes foram unânimes em responder que a ludoterapia teve uma grande importância durante o processo de hospitalização de seus filhos e todos ressaltaram que as crianças se sentiram mais animadas, fazendo-as esquecerem o ambiente de casa e aproximá-las às enfermeiras. Além disso, para alguns participantes, a ludoterapia fez com que os seus filhos esquecessem a dor por causa a distração que induz.
Conclusão: A ludoterapia mostrou-se ser um instrumento de grande valia por ajudar a diminuir o estresse resultante do processo de internamento e facilitar o processo de transição.