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Health Review

Vol. 3 No. Suppl.4 (2025): Aprender Criança 2025 - Nos Espectros do Neurodesenvolvimento e seus Transtornos

Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica no Século XXI: Atualizações Terminológicas e Éticas

DOI
https://doi.org/10.52600/2965-0968.bjcmr.2025.3.Suppl.4.aprender1
Submitted
July 15, 2025
Published
2025-07-15

Abstract

Este artigo visa refletir sobre as práticas de diagnóstico e intervenção psicopedagógica na contemporaneidade, com foco nas atualizações terminológicas e éticas que acompanham o desenvolvimento das ciências da saúde e da educação. Partindo de uma abordagem crítica e contextualizada, discute-se a importância de uma escuta qualificada, da compreensão das necessidades do sujeito e do respeito às diretrizes éticas que orientam a atuação psicopedagógica. Considerando os desafios impostos pelo século XXI, este estudo aponta caminhos para uma atuação mais humanizada, efetiva e alinhada aos princípios da inclusão e da interdisciplinaridade.

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